Pontuação: os critérios de pontuação variam em cada concurso. Os mais comuns são:
Pontuação simples - neste critério cada questão correta vale um ponto e a nota do candidato é a soma dos pontos (em alguns casos os pesos das disciplinas são diferentes).
Pontuação estatisticamente calculada - neste critério a nota é calculada utilizando medidas estatísticas das notas de todos os candidatos (média e desvio-padrão). Este critério permite que a nota do candidato fique mais de acordo com a realidade da prova, pois, utiliza as notas de todos os candidatos.
Provas do tipo Certo ou Errado – realizadas pelo CESPE. Uma das características das provas realizadas pelo CESPE (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) é a realização de provas do tipo Certo ou Errado. Nestes concursos , para o cálculo da nota do candidato perde ponto por questão que erra, pois cada item errado é descontado de um item certo. Por exemplo: se o candidato acertar 50 itens e errar 20 itens ele terá feito 50 – 20 = 30 pontos.
Peso: em alguns concursos as matérias têm diferentes pesos. A ideia é, a critério dos organizadores do concurso, privilegiar algumas matérias por considerá-las mais importante para o exercício da referida carreira pública. O total de pontos de cada candidato será igual à soma das notas obtidas em cada uma das provas multiplicadas pelos pesos correspondentes.
Nota Mínima: Os concursos costumam exigir dos candidatos notas mínimas por disciplina e/ou por provas. O candidato que não obter estas notas mínimas está eliminado do concurso. Este procedimento obriga os candidatos a estudar todas as matérias.
Desempate: para candidatos que obterem notas iguais, estão estabelecidos no edital os critérios de desempate.
Inicialmente, aos candidatos com idade igual ou superior a 60 anos (os considerados idosos na nossa legislação) fica assegurado o disposto no art. 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso).
Os outros critérios de desempate variam em cada concurso. De um modo geral, o desempate é feito com quem tirou maior nota em determinadas matérias ou provas.
Títulos: alguns concursos dão uma pontuação maior para candidatos que têm determinados títulos como especialização, mestrado ou doutorado. Os títulos e as pontuações correspondentes estão descritas no edital. A pontuação atribuída a estes títulos costuma ser relativamente baixa se comparada com o total de pontos possíveis de se obter na prova. Este tipo de critério é comum na área de educação como em concursos para professores.